Já a alguns meses, ainda que devagar iniciou-se a colheita do Feijão Caupi – Vigna unguiculata na Safra 2015/2015 em Mato Grosso, região Centro-Oeste brasileira.

É sabido que o melhor momento da colheita se dá da metade deste ciclo para o final, porém não foi e nem está sendo bem assim em 2015, ou seja, a qualidade de grãos oscilou muito nas ofertas de Norte a Sul do Estado de Mato Grosso, as chuvas estende-se por um período maior, até mesmo as lavouras implantadas no final de Março e início de Abril deste ano sofreram com o excesso de umidade na hora da colheita, causando danos aparentes nos grãos e financeiros consequentemente.

Os melhores lotes de Feijões (grãos secos, grãos maiores, claros, sem manchas e quase sem incidência de mistura de soja) estão sendo colhidos desde a entrada da 2ª quinzena de Junho. Esse fator é de suma importância, pois implica na concorrência no mercado interno e diretamente também no Mercado Externo (Exportações), pois o mercado externo tem pago valores até o momento melhor que os praticados no Brasil, mas é um mercado que exige qualidade de grão.

A Colheita ainda estenderá até 15 a 20 de Julho em algumas áreas, porém a oferta começa a diminuir, não que esteja sem produto para o consumo nos próximos meses, pois há muito feijão caupi já padronizado e ensacado em armazéns capacitados para essa função, assim como também em Silos Metálicos, Silobags, Big Bag’s em fazendas entre outras formas de Armazenamento.

Uma observação marcante dessa colheita em Mato Grosso é que em todas as regiões a comercialização ocorreu rápido demais e isso fez com que muitos lotes assim que colhidos já tivessem seus destinos traçados, não ocorrendo tanto armazenamento quanto em outros anos de cultivo desta cultura.

 

Autor: Gilvan Borges dos Santos.

E-mail: gilvan@grtrade.com.br

Fone: 66-3498-8857