Enquanto as chuvas seguem pelo Sul do Brasil, o calor se intensifica sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste na faixa que vai do Mato Grosso ao Espírito Santo e com tempo firme, segundo a Somar Meteorologia. Na tarde de ontem (18), várias capitais já registraram recorde de calor.

“Os próximos dias são de tempo aberto principalmente entre Mato Grosso e Goiás, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Já em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, sol e chuva se alternam com maiores acumulados previstos para o sábado (20)”, afirma o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/01 a 22/01) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (20/01 a 22/01) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa com a previsão de temperatura máxima para até 72 horas (20/01 a 22/01) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura máxima para até 72 horas (20/01 a 22/01) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Com essa previsão de tempo típica de verão no final de semana em diversas regiões da área central do Brasil, os trabalhos de colheita da safra de verão, principalmente no caso da soja, tem melhores condições para avançar. O tempo fica firme na maior parte do Centro-Oeste e Sudeste pelo menos até o início da próxima semana. Segundo o último levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), por exemplo, na semana encerrada em 12 de janeiro, a colheita de soja estava em 1,29% da área, enquanto no ano passado registrava cerca de 5% neste período. De acordo com consultores e analistas, esse número já pode estar próximo de 4% atualmente.

“Não há mais indicativos de que venham ocorrer períodos de invernadas sobre as principais regiões produtoras do Mato Grosso e de Rondônia, assim como em Goiás. Tais condições irão permitir que os trabalhos de colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra, como algodão e milho avancem sem grandes problemas ao longo de toda a segunda quinzena de janeiro”, informou a Climatempo no boletim Agroclima.

Segundo levantamento da Climatempo, com base nas medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) várias capitais brasileiras já registraram recorde de calor na tarde de quinta-feira. Rio de Janeiro (RJ) teve máxima de 38,8°C, em Palmas (TO) a máxima chegou a 36,7°C, em Goiânia (GO) registrou 33,2°C, São Paulo (SP) anotou máxima de 31,8°C, Belo Horizonte (MG) teve recorde de 31,0°C e Campo Grande (MS) teve 32,5°C.

Arco-íris em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurélio Filipin de Moura
Arco-íris em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurélio Filipin de Moura

Aplicação de fungicida na lavoura da Agrícola Irmãos Baseggio. Envio de Claudimar Baseggio
Aplicação de fungicida na lavoura da Agrícola Irmãos Baseggio. Envio de Claudimar Baseggio

Formação de nuvens em Londrina (PR)
Formação de nuvens em Londrina (PR)

Fonte: Notícias Agrícolas