
Das cerca de 284,5 mil toneladas da produção de feijão esperada para esta 1ª safra no estado do Paraná, 27% ainda não foi comercializada. Os dados são do Boletim mais recente emitido pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, no dia 14 deste mês.
Conforme o levantamento, ainda resta 1% das lavouras para serem colhidas, sendo que a maioria encontra-se em condições boas. Outro dado relevante para o feijão 1ª safra é que é esperada quebra de 12% na produção da safra 2015/16, quando comparada à safra passada, quando foram produzidos 324,3 mil toneladas de feijão.
Já, com relação ao feijão 2ª safra, o Boletim aponta que a plantação do grão foi concluída, atingindo os 210,4 mil hectares, pouco mais que no ano passado, quando o feijão 2ª safra ocupou 209,7 mil hectares no estado.
A estimativa é que, apesar da manutenção da área destinada à cultura, a produção seja 6% maior, passando de 385,3 mil toneladas em 2015 para 406,9 mil toneladas nessa safra. Isso porque é esperado que cada hectare renda pelo menos 1,9 mil quilos de feijão, número 5% maior que o da safra passada.
A maioria das lavouras no estado (53%) encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo e, 35% na fase de floração. 83% das plantações estão em condições boas, uma vez que a chuva que afetou a região nos últimos meses deu uma trégua no final deste verão.
FONTE: Bolsinha de São Paulo / Jaqueline Barbosa