FEIJÃO PRETO 1ª SAFRA NO PARANÁSomente no estado do Paraná cerca de 124,7 mil hectares serão destinados ao plantio de feijão preto.

Conforme dados apresentados no 5º Levantamento de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é estimado a produção de cerca de 305 mil toneladas de feijão preto primeira safra em todo o Brasil.

A área estimada para o plantio é de 179,9 mil hectares e, a produtividade deverá ser de 1,69 mil kg/hectares.

Os estados da região Sul, praticamente detêm a produção do grão no Brasil (309,3 mil toneladas). Somente no estado do Paraná, maior produtor de feijão primeira safra, cerca de 124,7 mil hectares serão destinados ao plantio de feijão preto, o que deve gerar uma produção de 204,5 mil toneladas no estado.

Dados da Conab ainda apontam que no total (feijão carioca e preto) é esperada uma produção de 300 mil toneladas de feijão primeira safra no Paraná. O plantio do grão, que já foi finalizado em dezembro, ocupou 180,2 mil hectares no estado.

O cruzamento dos dados da Conab, confirmam a expectativa dos comerciantes paranaenses, de que o feijão preto seria responsável por mais da metade da produção no estado. Somente de carioca, conforme a Conab, deverão ser produzidos 95,5 mil toneladas no Paraná.

Na Bolsinha de São Paulo, a oferta de feijão do Paraná foi maior em janeiro. Conforme o técnico da Conab, João Ruas, diversos municípios, no Paraná, se destacam com a produção exclusiva de feijão preto, como o caso de Prudentópolis, Irati e Arapuã. “A coleta de dados feita pela Conab é feita diretamente nas regiões produtoras”, explica.

Fonte: Jaqueline Barbosa / Bolsinha de São Paulo.