Portaria sobre o fim de emergência sanitária será publicada ainda na sexta -feira no Diário Oficial

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19 nesta sexta-feira  (22). A condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal.

O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.

A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22).

Em coletiva de imprensa, o ministro criticou a exigência da vacina e lembrou que 74% da população completou o ciclo vacinal.  Sobre 2023, o ministro afirmou que “ninguém sabe” como será a vacinação contra a covid-19. “Vamos vacinar só idosos, profissionais de saúde, gestantes, crianças? Com qual vacina? Essa que temos, outra com capacidade de combater variantes? A ciência trará essas respostas”, ressaltou.

Sobre as vacinas e medicamentos autorizados em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ministro disse que solicitou a prorrogação da medida por mais um ano.

Fonte- Agrolink
Por- Aline Merladete