UTILIZAÇÃO NO CONSUMO ANIMAL

O uso do girassol e seus subprodutos na alimentação animal são de suma importância, tendo em vista seu caráter versátil e nutritivo. A utilização da silagem do girassol é uma boa forma de armazenar alimento de qualidade para animais como bovinos, caprinos e ovinos. O farelo de girassol em face de suas várias formas, tanto moída, como flocada ou peletizada pode ser usada na alimentação de diversas categorias de animais. Por fim, a torta de girassol também é usada para diversas culturas e aparece como boa forma de aproveitamento dos resíduos deixado pela extração, também vale salientar que existe uma ampla variedade para o uso do girassol e de seus subprodutos na alimentação animal, sendo que a escolha do produto mais adequado vai depender de fatores, como qual categoria de criação animal será utilizada, qual disponibilidade do produto na região, mão-de-obra necessária, recurso financeiro disponível entre outras.

FONTE: Leonardo Eufrázio Soares*
*UNIVERSIDADA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PÓS GRADUANDO EM MANEJO SUSTENTÁVEL NO SEMIÁRIDO
E-MAIL: leonardozootecnia@hotmail.com

 

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O girassol, ou flor do sol, é uma planta originária da América do Sul e apresenta grande utilidade para o homem. Quase todos seus derivados são aproveitados, desde as flores, para ornamentação, até as folhas, que possuem o poder de inibir o aparecimento de ervas daninha.
A semente de girassol é popularmente conhecida devido a sua utilização para alimentação de aves em cativeiro, mas essa não é sua única importância. Atualmente esses grãos têm sido utilizados para a produção de biodiesel no Brasil, como alternativa para a produção de energia ecologicamente correta, além de trazer inúmeros benefícios para saúde. Por ser extremamente rico em vitamina E, que é um poderoso antioxidante combatente dos radicais livres, o óleo extraído da semente de girassol auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e outras lesões celulares causadas por esses agentes nocivos. Entretanto, seus benefícios não param por aí.
FONTE: www.mundodastribos.com