INÍCIO DA TERCEIRA SAFRA EM MG GO E DFEm Minas Gerais já é notável alguns pivôs na região do Triângulo Mineiro.

Os produtores que vão plantar feijão terceira safra nos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal têm até meados de junho para concluir o plantio. Estes estados fazem parte da área de abrangência do Vazio Sanitário, vigente em algumas localidades a partir do dia 05 de setembro e, conforme a Instrução Normativa nº 15, publicada em junho de 2014 pelo Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante o período de vigência do vazio, os produtores devem eliminar qualquer planta viva da cultura do feijoeiro comum. Dessa forma, os produtores que concluírem o plantio de feijão terceira safra até o final da primeira quinzena de junho, terão tempo suficiente para finalizar a colheita até a data que começa vigorar o Vazio.

Em Minas Gerais, conforme o comerciante Jander Wesley Oliveira, conhecido como Mandioca; já é notável alguns pivôs na região do Triângulo Mineiro. “Muitos agricultores têm essa preocupação. Entretanto, infelizmente nem todos seguem à risca a regra. Isso acaba prejudicando outros produtores rurais”, conta.

Já, no estado do Distrito Federal, conforme o técnico agrícola Volmir Antônio Fávero, a fiscalização é mais intensa e os produtores, em sua maioria, acatam a regra. “O vazio é muito importante para que o ciclo de reprodução da mosca branca seja quebrado, uma vez que este é menor que os 30 dias que vigora o vazio sanitário”, informa o técnico agrícola.

Em 2014, a mosca branca, transmissora do vírus do mosaico dourado, infectou 70% das lavouras de feijão do sudeste, causando um prejuízo de mais de R$1 bilhão, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

FONTE: Bolsinha de São Paulo / Jaqueline Barbosa.