Dados foram divulgados nesta sexta-feira (31/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

 

Irrigação-água-agricultura (Foto: Globo Rural)

Perda de produtividade comprometeu desempenho da agropecuária no segundo trimestre deste ano, de acordo com o IBGE (Foto: Globo Rural)

Ao analisar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, a gerente de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Claudia Dionisio, explicou que houve perda de produtividade do setor agropecuário no período. O segmento, que no ano passado registrou safra recorde, produziu menos em uma área maior.

O PIB da agropecuária ficou estável (0,0%) no segundo trimestre contra o primeiro trimestre de 2018. Na comparação com o segundo trimestre de 2017, o PIB da agropecuária mostrou queda de 0,4%.

Segundo Claudia, as culturas que mais contribuíram positivamente têm menor peso no PIB do agronegócio. É o caso do café, que é uma cultura que tem ciclo bienal, alternando ano de grande produção e outro de colheita menor.

Ante o segundo trimestre de 2017, o produto registrou alta de 23%, mas pesa apenas 5% no PIB do setor. Já o milho, cuja produtividade caiu 16,7%, corresponde a 11% do indicador setorial, enquanto a soja representa 37% do indicador, mas teve alta de apenas 1,2%. Para o resultado do agronegócio no segundo trimestre, a gerente do IBGE também destacou o arroz e a mandioca, cuja produção caiu 7,3% e 3,2%, respectivamente, e o algodão, que registrou alta de 24,5%.

 

Fonte: Globo Rural