PLANTIO NO PARANÁ - FEIJÃOSomente o Paraná é responsável por 28,9% da produção nacional de feijão 1ª safra

Cerca de 78% da área destinada ao feijão 1ª safra do estado do Paraná já foi plantada. A informação é com base no último levantamento de safras divulgado, no dia 19 de outubro, pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado de Agricultura (Deral) do Paraná.

Apesar de a área destinada ao plantio de feijão safra 2015/16 no estado ter diminuído 6% em comparação à safra 2014/15, a expectativa é que o rendimento seja de 1.849 kg/ha, valor maior que na safra passada (quando foi de 1.700 kg/ha). Dessa forma, estima-se uma produção de 336.768 toneladas de feijão, 4% maior que a última safra. Assim, o Paraná se mantém na liderança do ranking dos maiores produtores brasileiros de feijão primeira safra.

Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento, no primeiro Levantamento de Safras 2015/16, divulgado em 9 de outubro, somente o Paraná é responsável por 28,9% da produção nacional de feijão 1ª safra, seguido pelos estados de Minas Gerais (com a produção estimada em 181,8t) e Bahia (com a produção estimada em 124,8t).

Conforme o boletim do Deral/PR, 91% das lavouras encontram-se em boas condições, sendo que 11% estão em estado de germinação, 79% em Desenvolvimento Vegetativo, 9% em floração e 1% frutificação.

Para João Ruas, analista de feijão da Conab, os altos riscos inerentes à produção de feijão, somados às dificuldades na comercialização, têm pesado na hora de decidir o que plantar no estado. Mas, segundo ele, apesar de um início preocupante, o produto recuperou-se após a normalização do clima, propiciando uma produtividade considerada boa.

Brasil Conforme dados da Conab, a área de feijão primeira safra é estimada em 1,04 milhão de hectares. A maioria dos principais estados produtores indica a tendência de plantios em áreas menores do que as cultivadas na safra anterior. A comercialização instável e os riscos climáticos aliados à cultura, somados à atratividade de outras culturas concorrentes, como soja e milho, têm derrubado uma maior intenção dos produtores em todo país, nesta temporada.

Fonte: www.bolsinha.com.br 

Jaqueline Barbosa