Vazio sanitário em Mato Grosso volta a ser de 90 dias.

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) publicou ontem, dia 1, no Diário Oficial do Estado, novas regras para o cultivo de soja a partir da safra 2015/2016, alterando o período de vazio sanitário e de colheita da produção.

Segundo a Instrução Normativa, o produtor terá até 5 de maio de 2016 para realizar a colheita. O vazio sanitário foi estabelecido de 15 de junho a 15 de setembro. Na safra 2014/2015, o vazio começou no dia primeiro de junho. Além disso, o período de plantio foi colocado de 16 de setembro a 31 de dezembro.

A proibição do plantio em sucessão da cultura de soja sobre soja, soja segunda safra na mesma área foi mantida pelo Indea, assim como a exigência da realização ou atualização do cadastro das propriedades com plantio de soja após o término da semeadura. O cadastro deve ser entregue por meio de formulário eletrônico no site do Indea até 15 de fevereiro.

VAZIO SANITÁRIO

VAZIO SANITÁRIO

– É importante ressaltar que com essa nova regra, o produtor precisa ficar atento à data de colheita. Pois após o dia 5 de maio até o dia 14 de junho só será permitida a presença de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos da colheita – afirma, em nota, a analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Machado.

FONTE: Canal Rural