ALIMENTAÇÃO - ONU e FAO declaram 2016 como Ano Internacional dos FeijõesALIMENTAÇÃO: ONU e FAO declaram 2016 como Ano Internacional dos Feijões!

No dia 09 de Setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) está oficialmente lançando 2016 como Ano Internacional dos Pulses (Feijões), na sede da FAO, em Roma, na Itália. O Brasil é o maior produtor e consumidor de Feijões Phaseoulus do mundo. Temos produzido todos os anos e consumido ao redor de 3,4 milhões de toneladas do produto. É o prato-símbolo da nossa cultura gastronômica. Com orgulho, 7 entre 10 brasileiros consomem feijão todos os dias.

Nutrição – Com mais de 800 milhões de pessoas globalmente sofrendo de subnutrição crônica ou aguda e o aumento de problemas de saúde ligados a dietas pobres, o 2016 – Ano Internacional dos Pulses busca salientar o papel de destaque que estes alimentos cheios de nutrientes têm na segurança alimentar global e na nutrição. O Ano Internacional criará uma oportunidade única para reforçar a importância do consumo do feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Pulses são as sementes secas comestíveis de legumes que incluem feijões secos, ervilhas secas, grão-de-bico e lentilha.

Grupo – Este diversificado grupo de comidas selecionadas tem sido cultivada por civilizações ao redor do mundo por mais de 10.000 anos. Elas são ricas em proteína, fibras, várias vitaminas e aminoácidos e possuem colheitas fartas no Brasil. Pulses são parte da “cesta de alimentos” usada pela FAO Programa Mundial de Alimentação em estratégias de assistência alimentar.

Potencial – “Os pulses têm um grande potencial para ajudar a erradicar a fome, além de melhorar muitas condições crônicas de saúde, como a obesidade e diabetes,” disse Huseyin Arslan, presidente da Confederação Global de Pulses (CGP). “Nós parabenizamos as Nações Unidas pelo seu foco nos Pulses e sua importância para a segurança alimentar global e nutrição.”

Aliados – Os pulses são grandes aliados tanto na luta contra a desnutrição infantil, quanto à obesidade, consequência das dietas baseadas no fast food.

Companhias públicas – As companhias públicas de pesquisa no Brasil, Embrapa e IAC, já vêm se preparando nos últimos anos para lançar, em 2016, novas cultivares como Feijão-de-Corda, Feijão-Branco e o Cranberry (borloti italiano). O Brasil, produzindo 3,4 milhões de toneladas de feijões e batendo recorde exportação em 2015, com mais de 100 mil toneladas exportadas,  tem se preparado para corresponder ao que o mundo espera e precisa do país que é o “celeiro do mundo”. Durante 2016, o Brasil destacará para a sociedade a importância de consumir diferentes tipos de feijões: rajados, vermelhos, jalos e de cordas.

Receitas – A população será levada a conhecer que os pulses podem ser preparados desde em uma simples receita tradicional brasileira até pratos gourmet, preparados pelos melhores chefs do Brasil. “Gostaríamos de encorajar todos a consumir mais feijões, e esperamos que todos ao redor do mundo juntem-se a nós a partir do dia 6 de janeiro consumindo mais feijões, não somente em 2016, mas sempre”, afirma Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE – Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses, destacando as ações planejadas para comemorar o que está sendo chamado no Brasil de 2016 – Ano Internacional do Feijão.

Parcerias inéditas – “Durante 2015 estabelecemos parcerias inéditas para que ocorram comemorações ao longo do ano de 2016. Estamos honrados”, afirma Lüders, “que a ARBL – Associação da Boa Lembrança, que reúne os mais respeitados chefs brasileiros, tenha prontamente se juntado ao IBRAFE para promover o feijão gourmet, criando pratos com o requinte e o primor que o nosso amado feijão merece e, mais que isso, para repercutir a Semana Nacional do Feijão, que em outubro de 2016 levará, através de feiras gastronômicas, o conhecimento necessário para que o brasileiro outras receitas com  estas delícias. Temos o projeto bem adiantado, inclusive para uma nova edição do Livro “Feijão da Boa Lembrança”. Será uma nova obra de referência para gastronomia brasileira, assim como  no começo desta década, quando a ARBL e o Senac lançaram pela  primeira vez aquela obra. ”

Fórum – “Durante o Fórum Internacional do Feijão, a se realizar em Foz do Iguaçu no mês de julho, planejamos oficinas com alguns destes experts gastronômicos e degustações que vão divulgar receitas destes chefs famosos, assim, além do aspecto técnico, com o lançamento de sementes de novas cultivares por parte da Embrapa e IAC, teremos este fato inédito”, destaca o entusiasmado Lüders. “A sociedade será mobilizada com estes eventos e ainda buscaremos apoio para contatar restaurantes orientais, italianos, espanhóis, franceses e outros que possam incluir, a partir de 2016, alguns dos Pulses em seus cardápios.”

Começo – “Continuamos abertos a sugestões de ações que coloquem em evidência a importância dos pulses. Para nós, o que vamos fazer em 2016 é só o começo”, finaliza Lüders. (Assessoria de Imprensa do IBRAFE).

FONTE: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/106219-alimentacao-onu-e-fao-declaram-2016-como-ano-internacional-dos-feijoes