Na África, por exemplo, muita coisa mudou

A inovação está revolucionando o comércio global, principalmente depois da pandemia de covid-19, que obrigou as pessoas a buscarem soluções para o isolamento. Mona Haddad , Diretora Global de Comércio, Investimento e Competitividade do Grupo Banco Mundial , explica que “o comércio é um motor de crescimento que cria melhores empregos, reduz a pobreza e aumenta as oportunidades econômicas”.

A complexidade e a natureza interconectada do comércio global foram reveladas durante as interrupções da cadeia de suprimentos devido à pandemia do COVID-19. Atrasos na remessa e escassez significaram problemas sem precedentes para muitos exportadores, importadores, empresas e consumidores.  

Mas para  Miishe Addy,  cofundadora e CEO da  Jetstream Africa , com sede perto do porto ganês de Tema, a COVID-19 também trouxe uma oportunidade para repensar o próprio sistema.  “É um dos maiores portos de contêineres da África Ocidental. Apesar da tecnologia que poderia ser aplicada, quando iniciamos o negócio, quase não havia tecnologia. Foi principalmente em dinheiro e principalmente manual.

“Covid acelerou a digitalização na África. A locomoção era difícil, inclusive no porto, os antigos métodos manuais de despacho e movimentação de carga eram realmente ineficientes.” Assim, a Jetstream criou uma plataforma de tecnologia que efetivamente assume uma cadeia de suprimentos para o comércio transfronteiriço de um cliente.

Miishe diz que isso é importante porque o comércio mais lento significa bens mais caros para os consumidores. “Apesar de os rendimentos serem geralmente mais baixos aqui e os lucros serem mais baixos, as cadeias de abastecimento são as mais lentas do mundo. Todos os dias, as famílias africanas pagam efetivamente um imposto sobre os bens que consomem”.

Fonte- Agrolink
Por- Leonardo Gottems