Empresa de máquinas agrícolas quer garantir conectividade aos produtores rurais através de parceria com gigante da tecnologia

A John Deere, fabricante de máquinas agrícolas, anunciou que firmou um acordo com a SpaceX, empresa do bilionário Elon Muskpara fornecer serviços de conectividade via satélite aos agricultores. A companhia vai usar a rede Starlink,banda larga via satélite criada pela empresa de Musk, para conectar produtores rurais que estão localizados em regiões remotas e não conseguem, por exemplo, usufruir das ferramentas de agricultura de precisão.

A solução conectará máquinas novas e já existentes por meio de serviço de Internet via satélite e terminais de satélite robustos. Isso possibilitará a utilização de tecnologias como autonomia, compartilhamento de dados em tempo real, diagnósticos remotos, soluções aprimoradas de suporte técnico e comunicação entre máquinas, todas elas são tecnologias que ajudam os agricultores a trabalhar com mais eficiência e maximizar o tempo produtivo.

“A John Deere lidera o setor de equipamentos agrícolas há mais de duas décadas com tecnologia de orientação de precisão baseada em satélite (piloto automático)”, declarou Jahmy Hindman, Vice-Presidente Sênior e CTO da John Deere. “Agora, estamos levando o serviço de conectividade via satélite para o uso agrícola em grande escala, para que os agricultores com problemas de cobertura celular possam maximizar o valor da conectividade em suas operações. 

A Starlink potencializa o pacote de tecnologias da John Deere para que todos os agricultores possam utilizar plenamente a tecnologia agrícola de precisão de que dispõem atualmente, juntamente com as novas soluções inovadoras que serão implementadas no futuro. Iniciamos este processo com um grande enfoque no desenvolvimento de valor para os nossos clientes, e esta parceria nos permite ter uma solução que satisfaz as suas necessidades atuais e futuras”.

 A solução da John Deere utilizará a Internet por constelação de satélites de baixa órbita Starlink da SpaceX. Para ativar esta solução, as concessionárias John Deere instalarão um terminal Starlink em máquinas compatíveis, testado para condições agrícolas severas, juntamente com um modem para conectar as máquinas ao centro de operações da companhia. O lançamento será realizado iniciamnete nos Estados Unidos e no Brasil no segundo semestre deste ano.

Fonte- AGROBAND