CHUVAS CONSTANTES EM MGAs constantes chuvas, fez com que alguns produtores tivessem perdas de até 100% de suas lavouras.

Olhar a previsão do tempo acabou virando rotina entre os produtores que plantaram feijão carioca 1ª safra. Acontece que a chuva na região do Triângulo Mineiro (MG) e Alto Paranaíba não deu trégua e acabou prejudicando a produção. A maioria dos agricultores, de acordo com Jander Wesley Oliveira (conhecido como Mandioca) está de olho na previsão do tempo para dar início à colheita. “Foram vários dias seguidos de chuva aqui na região. Agora, que a previsão indica dias alternados de sol, os produtores já estão se preparando para a colheita”, informa Mandioca, que é produtor de sementes e trabalha no ramo do mercado de feijão há cerca de 14 anos.

De acordo com o site Jornal do Tempo, em Patrocínio (MG), por exemplo, a previsão para os próximos dias é que no sábado e domingo (30 e 31), apareça o Sol. Na segunda (01) e quarta-feira (03) deve chover e nos outros dias da semana o tempo fica aberto, com predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.

Ele diz que as constantes chuvas, fez com que alguns produtores tivessem perdas de até 100% de suas lavouras. “Há uns cindo anos, houve uma situação parecida, em que as intensas chuvas prejudicaram os produtores de feijão. Entretanto, dessa vez, o certamente o prejuízo será maior”, afirma.

Ele estima que a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que se destacam no estado de Minas na produção de feijão carioca, devem somar perdas na produção em torno de até 50% para o feijão 1ª safra. “Mas acredito que o feijão mais prejudicado já foi colhido e já saiu. Agora, depois que a chuva deu uma trégua, esse produto novo que deve entrar no mercado a partir do dia 1º de fevereiro, deve ser de qualidade superior, sem tantos defeitos”, prevê.

Fonte: Jaqueline Barbosa / Bolsinha de São Paulo