Análise parcial sugere que o PIB do setor pode atingir R$ 2,62 trilhões em 2023, representando 24,1% do PIB nacional.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, avaliado pelo Cepea em colaboração com a CNA, enfrentou uma queda de 1,37% no terceiro trimestre de 2023, acumulando uma diminuição de 0,91% nos primeiros nove meses do ano. Essa análise parcial sugere que o PIB do setor pode atingir R$ 2,62 trilhões em 2023, representando 24,1% do PIB nacional.

Pesquisadores do Cepea/CNA apontam que o desempenho negativo no terceiro trimestre foi influenciado pelo recuo generalizado nos preços de diversos segmentos do agronegócio. No entanto, destacam que o resultado não foi mais desfavorável devido ao excepcional desempenho na produção agrícola e pecuária, que impulsionou a demanda por insumos e agrosserviços.

No setor primário, observou-se uma redução significativa nos preços de culturas importantes como algodão, café, milho, soja, trigo, boi gordo, frango vivo e leite. Nas agroindústrias de base agrícola, destacam-se quedas nos biocombustíveis, produtos de madeira, óleos vegetais e na indústria do café. Já nas indústrias de base pecuária, as cotações mais baixas impactaram principalmente as indústrias de laticínios e de abate e preparação de carnes e pescados.

Fonte- Agrolink
Por- Aline Merladete