plantio-de-feijao-primeira-safra-ainda-e-timido-no-pr

32% da produção de feijão 1ª safra do Paraná, é de carioca.

Conforme apurado pela reportagem do Bolsinha Informativos, o plantio de feijão primeira safra no Paraná já foi iniciado, entretanto, ainda é tímido. Dados mais recentes do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná apontam que, até o dia 12 de setembro, apenas cerca de 15% da área estimada para o plantio de feijão, havia sido semeada.

“Observamos que o pessoal comprou bem menos sementes para o plantio que nos anos anteriores. Apesar do preço alto do feijão no mercado, os produtores não parecem muito animados, pois geralmente nessa época do ano, o plantio já está mais avançado”, informa Juliano Baudissera, cerealista da cidade Prudentópolis (PR).

A região de Prudentópolis destaca-se na produção de feijão preto. O feijão preto responde por 68% da produção de feijão primeira safra no Paraná. O restante, cerca de 32% da produção, é de carioca.

Francisco Edmilso de Oliveira, cerealista da região de Castro (PR), que é forte na produção de carioca, acredita que o frio que vêm atingindo as regiões produtoras influenciou para que o plantio atrasasse.

Ele conta que outras culturas já estavam programadas, como a soja e o milho, que também estão com preços atrativos. “São culturas mais estáveis que o feijão, que por sua vez tem muitos riscos. Acredito que há mais chance de incremento na área de feijão, só em meados de janeiro, quando o pessoal começar a colheita de soja e milho”, prevê.

De acordo com Edmilson, o preço das sementes de feijão também desanima os produtores. “Além dos riscos da cultura, ainda tem os custos elevados para produzir feijão. Só com semente, o produtor gasta em média mil reais por hectare”, pondera.

FONTE: Bolsinha.com.br/Jaqueline Barbosa